Waymo, o grupo de carros autônomos que nasceu da unidade secreta moonshot da Google e recentemente virou a própria companhia, fez vários carros que dirigem sozinhos – cerca de 100 da sua versão Chrysler, com mais 500 em produção, e provavelmente vai fazer muitos mais no futuro. Nessa segunda (30), a Waymo deixou um bando de repórteres entrarem nos Chryslers em sua instalação de testes, sem colocar ninguém atrás do volante, nos dando um primeiro olhar sobre como será o nosso futuro sem motoristas.

Parecia apenas como, bem, andar de carro. E isso é uma coisa boa para a Waymo, porque significa que seus carros parecem super seguros e normais e nada parecido robôs assassinos que nos fizeram acreditar.

Waymo levou um grupo de repórteres para a sua área secreta de teste, cerca de três horas de distância de São Francisco. Em troca do acesso à instalação e passeios nos carros, concordamos em não tirar fotos e não nos desviarmos de uma agenda rigidamente controlada. (E eu quero dizer rigidamente controlada, quando me afastei da explicação para encontrar um banheiro, fui escoltada por dois seguranças bondosos que esperaram fora enquanto eu fazia xixi e depois confirmaram por um walkie-talkie, quando eu estava a salvo de volta no meu lugar). Mas a experiência coreografada valeu a pena, porque isso significava que eu tive um olhar de perto para o que pode ser uma das tecnologias mais transformadora do nosso tempo. Apesar de todo o hype em torno dos veículos autônomos, e meu próprio ceticismo de um futuro em que eu não controlaria o meu próprio veículo, toda a experiência pareceu surpreendentemente mundana.

As vans Chrysler Pacifica da Waymo vêm recheadas de sensores na parte superior, laterais e pára-choques – as marcas de um sistema de auto-condução, mas dentro elas parecem um carro de família normal. Os passageiros ficam na segunda e terceira fileira de assentos. Os assentos dianteiros foram deixados vagos durante a nossa volta em torno pista de testes da Waymo, mas estão ocupados em outras ocasiões por técnicos que monitoram o movimento do carro. Tablets atrás dos encostos de cabeça exibem um mapa em tempo real que mostra as rotas da van.

Do lado de fora, as vans são um pouco assustadoras. Senti um medo momentâneo quando olhei para cima e vi uma encostando ao meu lado, apenas para perceber que não havia ninguém em seu interior e a roda estava girando por conta própria. Fez eu lembrar os tempos em que eu comecei a sair do meu próprio carro sem mudar a marcha para estacionar e ele começava a andar embaixo de mim. (Sim, eu fiz isso mais de uma vez, o que é talvez uma boa defesa para os carros que se auto dirigem).

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