As ruas de São Paulo ganharão mais um ônibus elétrico. Desta vez, será o primeiro modelo fabricado totalmente no Brasil. O veículo apresentado pela Prefeitura de São Paulo nesta sexta-feira (14) tem capacidade para 84 passageiros, possui ar-condicionado, entradas USB e Wi-Fi, conta com 250 a 300 quilômetros de autonomia e circulará pela região central da cidade.

As baterias do ônibus são fosfato de ferro e demoram de quatro a cinco horas para completarem a carga. Para auxiliar na eficiência, o veículo tem motores elétricos embutidos nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos para que a tração consiga transformar energia cinética em elétrica, que posteriormente é armazenada na bateria.

A linha em que o ônibus circulará ainda não foi definida, e a previsão da prefeitura é de que ele comece a operar até o dia 31 de julho, depois de passar por fiscalizações da SPTrans. Essa autonomia, no entanto, pode ser o suficiente para um dia inteiro de operação, dependendo da linha. A média de circulação de um ônibus na capital paulista é de 205 quilômetros por dia.

Leia a reportagem completa no Gizmodo Brasil.