Algumas semanas atrás, recebemos aqui na F451 o Fabio Seixas, o Rafael Vettori e a Carla Furtado. Eles são de O Panda Criativo, uma empresa que se define como “uma plataforma para criar, promover e gerir iniciativas que usam a criatividade como ferramenta para transformar a sociedade”. Um dos eventos que eles promovem é o Festival Path. É uma mistura de conferência, comida e passeio pela cidade, já que as ações acontecem em vários pontos da capital paulista.

O festival mistura difusão de conhecimento com espaço público, e ainda faz com que a conversa com gente diferente seja mais simples e espontânea. Leandro Beguoci e Mariana Castro, aqui da F451, já falaram no festival, inclusive. E foi ótimo.

Na conversa com O Panda Criativo, pensamos no que a gente poderia fazer juntos. Um dos pilares do Outra Cidade é ajudar as pessoas a se importar com a cidade. Aliás, escrevemos isso na nossa primeira newsletter. Olha só:

“A missão do Outra Cidade é usar jornalismo e comunicação, da forma mais ampla possível, em todos os canais disponíveis, para melhorar a vida nas cidades. Tudo que deixa uma cidade mais habitável nos interessa – de festival a sensor, de calçada a ciclovia, de horta comunitária a saneamento básico, de beacon a ônibus articulado, de rua pavimentada a padaria relâmpago de uma pessoa só.”

Os eventos e encontros promovidos pelo Panda ajudam as pessoas a se importar com a cidade e com os lugares. E no meio de uma conversa sobre rios, vielas e lugares escondidos, o Fabio, o Rafael e a Carla falaram sobre o próximo convidado do Creative Mornings, outra iniciativa deles.

card-facundo-guerra-creative-morning-empatia

Todo mês, eles organizam um encontro com bate-papo. É um café da manhã gratuito, que acontece em vários lugares do mundo. Um convidado local fala sobre um tema global, definido entre os vários Creative Mornings espalhados pelo planeta. Quem fala agora no dia 24 aqui em São Paulo é o Facundo Guerra.

Essa entrevista do Facundo à Trip ajuda a entender melhor o poder das coincidências. Ele é o convidado para o tema do mês, Empatia. Mas, no caso dele, também é sobre empatia com as cidades, especialmente com São Paulo (bingo, a gente acredita muito nisso). É sobre ver as cidades com outros olhos, sobre redescobrir lugares. Ou, como define o pessoal do Panda:

“Ele tem uma relação significativa de cuidado e dedicação com a cidade de São Paulo: em 2005, declarou independência e iniciou a construção de uma série de projetos bem-sucedidos: a casa noturna Vegas, que durou seis anos, e os bares VOLT e Z Carniceria ajudaram a formar a região que hoje é chamada de Baixo Augusta.

Com Cacá Ribeiro inaugurou o Lions Nightclub e o Club Yacht, que trouxe mais uma vez o eixo do entretenimento noturno para o centro da cidade.

O Cine Joia veio em 2012, na região da Liberdade, e hospedou centenas de artistas e bandas de renome internacional, na primeira venue de médio porte na cidade.

Em 2013 também veio o Riviera, misto de clube de jazz, bar e restaurante aberto com o chef Alex Atala, que já trouxe de volta a São Paulo um dos bares mais icônicos da cidade.

Em 2014 abriu o PanAm, no icônico Maksoud Plaza, o Frank Bar, no mesmo hotel, e recentemente o Mirante 9 de Julho, antes abandonado por décadas, simbólico empreendimento na ocupação do espaço público da cidade.”

O Facundo é uma dessas pessoas que conseguem não apenas ler o código das cidades, mas transformá-lo. Durante o Creative Mornings, ele vai falar sobre como essa relação de empatia com São Paulo o ajuda a descobrir e reinventar lugares, bairros, ruas – e negócios.  

Alguns de nós, do Outra Cidade, vamos estar lá durante o café da manhã. E em todos os outros em que o convidado tiver uma relação de quem se importa com a cidade. Desta vez, queremos ouvir o Facundo e participar da reunião de quatro pessoas tão inspiradoras quanto ele, o Fabio, o Rafael e a Carla. É como ver uma das nossas editoriais, o Pessoas Inspiradoras, se materializar em um encontro pela manhã. Vamos lá para aprender um pouco sobre como decifrar a cidade e como ter empatia com São Paulo.

CreativeMornings de setembro: EMPATIA

card-header-facebook-creative-morning-empatia