O Outra Cidade é um veículo de comunicação para melhorar as cidades brasileiras. O projeto nasceu dentro da F451, uma empresa de mídia. Uma das nossas marcas é o Gizmodo Brasil, um site de tecnologia para pessoas. Ao longo do tempo, percebemos que havia um interesse crescente em assuntos que misturassem cidades e tecnologia, cidades e boas iniciativas. Comparamos o custo de vida em diversas cidades, explicamos por que pontes apenas para pessoas em Londres e Nova York são complicadas e mostramos como é um dia na vida da megacidade que cresce mais rápido no mundo. Só que esse espaço ficou pequeno. Era preciso construir uma casa própria para essa nova cidade de boas práticas e iniciativas.

A nossa missão 

O Outra Cidade é um veículo de comunicação para as pessoas que se importam com as cidades onde vivem e querem melhorar os lugares que amam. As cidades estão mais inteligentes porque nós, todos nós, estamos mais inteligentes, com acesso a mais informação e tecnologia. Mas uma boa parte dessa inteligência ainda não está sendo usada nos lugares onde passamos a maior parte dos nossos dias. Nossa missão é contribuir, por meio de histórias bem contadas e informação relevante, para reunir essas pessoas.

Por isso que, no Outra Cidade, nós vamos usar um negócio chamado Jornalismo de Soluções, um conjunto de práticas que vem sendo compilada nos EUA desde 2013. Jornalismo de Soluções não é falar apenas de coisas boas, mas mostrar como as coisas boas funcionam e ajudá-las a crescer. É mostrar os problemas – mas também se preocupar em como resolvê-los.

Exemplos

Todo mundo já sabe o que não funciona no sistema de saúde, mas a gente presta pouca atenção ao que funciona. O nosso trabalho é mostrar o que funciona, por que funciona e juntar mais gente para fazer com que isso aconteça.

Os problemas fazem parte da vida. No Outra Cidade, se a gente encontrar corrupção ou fraude, vamos falar dela. Mas além de mostrar a fraude, vamos mostrar a) por que ela aconteceu? b) de quem é a responsabilidade?  c) o que a gente aprende com esse caso para que ele não se repita? A fraude não basta em si. O que importa é o que a gente faz com ela.

Quer mais? As ruas escuras que cercam a sua casa e o seu trabalho. Existe alguma solução no mundo, hoje, para iluminá-las rapidamente, a preços baixos? Como? O Outra Cidade é também sobre novas perguntas. Por isso, queremos a sua participação. Nossa proposta faz sentido pra você? Do que você sente falta?  Entre em contato e fale conosco. Se preferir, pode nos procurar no Twitter, no Facebook e no Instagram.  Seja bem-vindo!