Ficar mais próximo das tomadas de decisões é um elemento importante para uma cidade ganhar a cara que seus moradores desejam. Foi esse o objetivo da advogada Anna Lívia Arida, carioca que vive em São Paulo desde os seis meses, ao criar o Minha Sampa. Trata-se de uma rede que identifica campanhas com grande potencial de impacto e oferece suporte, mobilizando instituições que podem contribuir com a causa.
Anna Lívia conheceu esse conceito no Rio de Janeiro, onde o primeiro grupo com essa atuação foi formado. “O Meu Rio surgiu em 2011 depois de a cidade ser escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo. Sabíamos que o Rio receberia investimentos e mudaria muito. Nossas atividades passam pela reapropriação do espaço urbano e desse lugar de decisão”, conta.
Em 2014, a advogada se tornou uma das cofundadoras da versão paulistana do grupo. Hoje, a rede Nossas Cidades tem dois braços de atuação e treinou pessoas para realizarem esse trabalho em mais sete cidades, seguindo os princípios e ferramentas elaboradas pela organização.
O primeiro trabalho do Minha Sampa foi em favor da Paulista Aberta. A campanha durou 14 meses até que a circulação de veículos motorizados na avenida passasse a ser suspensa regularmente aos domingos. As ferramentas para promover as demandas sociais são a Panela de Pressão, na qual é possível enviar e-mails para os órgãos públicos responsáveis pelo seu atendimento. Outro instrumento é o Legislando, que auxilia na criação de projetos de lei para atender às necessidades da população.
O objetivo é oferecer meios para que as pessoas possam participar das decisões políticas de forma rápida e prática. “Um grande desafio é tratar questões muito locais, como, por exemplo, conseguir que a reivindicação dos moradores da região do Parque dos Búfalos tenha alcance suficiente para chegar nos habitantes do centro”, diz Anna Lívia.
Fazem parte da rede os parceiros das cidades de Campinas, Garopaba, Recife, Blumenau, Porto Alegre, Ouro Preto e Curitiba. Tanto a Minha Sampa quanto a Meu Rio se mantêm com doações particulares e não aceitam contribuições de concessionárias de serviços públicos, governos e partidos. A organização recebe fundos pela plataforma Apoie e tem mais de 140 mil pessoas envolvidas na rede do Rio de Janeiro.
Anna Lívia contará sua experiência na edição de março do PlusPlus!, evento voltado para a troca de experiências entre os profissionais do setor criativo. O Outra Cidade é parceiro do de mídia do evento, que este mês abordará o tema “transparência”. O PlusPlus! reúne mensalmente um grupo para a discussões temáticas e é organizado pelo Panda Criativo, que durante três anos foi responsável pelos encontros do Creative Mornings em São Paulo.
PlusPlus! SP de março:
|