O mesmo entregador que traz a sua pizza também leva aquilo que está sobrando em seu armário ou geladeira até quem precisa. É uma interpretação alimentar e social dos princípios de logística reversa, e pode ajudar a resolver dois problemas: o desperdício de comida de alguns e a falta dela para outros. A iniciativa, chamada Reverse Delivery, partiu da ONG Banco de Alimentos, que tem a agência Grey como parceiros, e já conta com a participação de 27 restaurantes que trabalham com entrega em domicílio.
LEIA MAIS: Por que vender comida vencida não é uma ideia tão ruim quanto parece
A Banco de Alimentos foi fundada em 1998 em São Paulo e até abril, antes do lançamento do delivery reverso, tinha arrecadado um total de 6 mil toneladas de alimentos. A presidente da entidade, Luciana Quintão, conta que a ideia do Reverse Delivery existia faz tempo, mas demorou a ser lançada porque faltavam a adesão dos restaurantes e os recursos para dar o primeiro passo. A agência Grey criou a campanha e a pizzaria Veridiana foi a primeira a aderir, em maio.
Quando um cliente faz o pedido para entrega em um dos estabelecimentos parceiros, o serviço de delivery reverso é oferecido. Se estiver disposto a doar, o entregador recolhe os alimentos e a ONG trata da distribuição para instituições beneficentes. Dependendo do que foi acertado entre o estabelecimento e a Banco de Alimentos, a empresa pode levar as doações até a organização ou é feita a retirada no local.
“O foco da campanha é incentivar, cada dia mais, a doação de alimentos e a conscientização da sociedade para a questão do desperdício de alimentos”, diz a presidente da ONG. A Banco de Alimentos busca os donativos onde eles sobram e levam até onde eles estão faltando, recolhendo excedentes de comércio apropriados para o consumo. Essa distribuição é direcionada para 43 instituições que alimentam 22 mil pessoas diariamente. Entre os doadores estão estabelecimentos como sacolões, mercados municipais, fabricantes, distribuidoras e agricultores.
LEIA TAMBÉM: França aprova lei que proíbe desperdício de comida nos mercados
Qualquer estabelecimento que entregue comida pode participar do delivery reverso e também é possível se inscrever para ser um dos locais de destino das doações. Os interessados em participar devem se inscrever no site, que também tem a lista de estabelecimentos que já estão recolhendo alimentos no momento da entrega dos pedidos.