O Sem Carro disponibilizou mais opções para quem busca alternativas ao transporte motorizado individual e faz questão de comparar as possibilidades para saber qual a melhor forma de realizar seus deslocamentos. Lançado inicialmente para usuários de São Paulo – tanto que tinha o nome de SP sem Carro, pois calcula o preço e oferece informações sobre o transporte público local – agora também possui uma versão disponível para o Rio de Janeiro.
A versão paulistana, por sua vez, foi atualizada para que o usuário possa escolher entre fazer o seu trajeto usando só ônibus ou só metrô, em vez de obter sempre a rota que leva menos tempo, independentemente das integrações. Isso permite que o passageiro economize, pois o preço de combinar metrô e ônibus usando o bilhete único integrado em São Paulo é R$ 5,92 ou R$ 7,60 sem o cartão. Por outro lado, se escolher ir apenas de ônibus, paga apenas uma tarifa para embarcar em até quatro veículos em um intervalo de três horas.
O aplicativo carioca já foi disponibilizado com essa opção, ainda que o valor integração entre modais ainda não tenha sido definido e está previsto para ser implantado a partir de junho. A tarifa para o transporte público viário é R$ 3,80 e a do metrô passou para R$ 4,10 no início de abril. “O ideal seria ter uma tarifa única e o usuário escolhe a partir da comodidade e necessidade”, defende Leão Serva, idealizador do app e co-autor do livro SP Sem Carro.
Outra novidade é a possibilidade de comparar os custos entre pegar táxi ou Uber usando apenas o app. A tarifa para as duas categorias de Uber (X e Black) é atualizada em tempo real, enquanto o cálculo da corrida de táxi é feito pelo Sem Carro e varia em relação aos custos estimados pelo 99Taxis, aplicativo que pode ser acessado a partir do link interno da ferramenta. Em breve, os dois devem começar a usar a mesma base para fazer essa conta.
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O Sem Carro também passa a fornecer informações sobre a disponibilidade de bicicletas nos sistemas de compartilhamento Bike Sampa e Bike Rio. A ferramenta indica opções de estações para retirada e devolução que mais se aproximam da origem e do destino do usuário. Para facilitar a procura de um local para matar a sede ou mesmo uma oficina para recorrer em uma emergência, agora também é possível pesquisar estabelecimentos no entorno. Já se o problema for a falta de conexão com a internet, o usuário pode recorrer ao banco colaborativo de senhas de Wi-Fi Mandic magiC, que se tornou parceiro do aplicativo. Com a senha da rede mais próxima disponível, dá para manter o celular conectado para consultar rotas e qualquer outro serviço.
O aplicativo foi desenvolvido pela Santa Clara Ideias em parceria com a produtora Mustaxe para facilitar a vida de quem busca outros modos de se deslocar alternativos ao automóvel. Entre as próximas atualizações previstas para a ferramenta estão o compartilhamento de informações entre usuários sobre problemas encontrados nos deslocamentos e a troca de sugestões. O Outra Cidade apoia a iniciativa.