Começou hoje, (segunda, 11/03), a operação em São Paulo do primeiro serviço de empréstimo de bicicletas elétricas nas ruas da cidade. A empresa responsável é a Yellow, que aluga também bicicletas comuns e patinetes elétricas.
A exemplo dos outros veículos da empresa, o sistema de compartilhamento continua como “dockless”, ou seja, sem estação para retirada e devolução das e-bikes. A única regra é que este processo seja feito dentro da área delimitada e de atuação da Yellow – região que vai da Avenida Paulista até o bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo. As bikes elétricas estarão disponíveis em pontos privados, pertencentes a parceiros da Yellow, sendo que elas podem ser usadas das 8 às 21 horas.
Liberação da e-bike e pagamento
A empresa inicia a operação de bikes elétricas com o preço de R$5,00 para o desbloqueio, mais R$ 0,40 a cada minuto de uso. O uso dos veículos é monitorado por GPS, caso o cliente termine a viagem em uma parte da cidade fora da zona demarcada, é cobrada uma taxa extra de R$ 30.
As corridas podem ser pagas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos para uso das bicicletas poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.
Para desbloquear uma e-bike da Yellow, se faz necessário o uso conjunto do aplicativo, disponível para Android e iOS. Com ele, será possível escanear o QR Code na parte traseira da bike e iniciar a corrida.
A e-bike
A bicicleta tem a cor preta, em vez de amarelo, e é bastante leve. A bateria fica escondida embaixo da cesta e tem autonomia para até 50 km. Além disso, a bike não possui acelerador, mas tem pedal assistido, um sensor que ativa o auxílio do motor conforme detecta as pedaladas. Isso faz com que o ciclista sinta o pedal mais leve e alcance velocidade de forma mais fácil. Vale dizer que nas bicicletas públicas de cidades como Madri e Lisboa, há botões para que o usuário escolha qual nível de assistência deseja. No modelo da Yellow em São Paulo, há uma configuração padrão para o nível intermediário, que não pode ser alterada pelo ciclista.
A velocidade máxima das bikes elétricas é de 25 km/h e os equipamentos possuem campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e espelhos retrovisores, conforme resolução do Contran. Diferente das bicicletas comuns, o uso de capacete é obrigatório para este tipo de veículo. Como a empresa não oferece um capacete, para utilizá-las, você terá que levar o próprio acessório.