Bill Gates, o homem mais rico do mundo, direcionou seus olhares para um investimento urbano, mas sem abandonar a tecnologia. O criador da Microsoft investirá US$ 80 milhões (0,08% de sua fortuna) para construir uma “cidade inteligente” no sudoeste do estado do Arizona, a 72 quilômetros da capital Phoenix. Ao todo, o terreno possui 25 mil acres, algo em torno de 100 quilômetros quadrados, e vai abrigar escritórios, lojas, escolas e residências.
A comunidade já tem nome: Belmont, referência a uma das empresas de investimento de Gates (Belmont Partners). A nova cidade contará com diversos elementos para torná-la inteligente. Entre eles, uma infraestrutura de comunicação que incorpore a tecnologia de ponta, além de ser projetada a partir da ideia de redes digitais de alta velocidade, centros de dados, novas tecnologias de fabricação e modelos de distribuição, veículos e departamentos logísticos autônomos.
O projeto prevê 80 mil moradias, número que daria uma população de 182 mil pessoas, aproximadamente. Belmont também terá 15 quilômetros quadrados voltados para o setor industrial, empresarial e comercial, e outros dois dedicados para escolas públicas.
A Belmont Partners ainda não definiu quando as obras vão começar. No entanto, vale ressaltar que este não é o primeiro projeto de “cidade inteligente” no Arizona. Em pleno deserto, está sendo erguida a Arcosanti, uma comunidade de artistas e profissionais que unem arquitetura e ecologia em um plano experimental criado há décadas pelo italiano Paulo Soleri.