A China anunciou planos para dar fim à venda de todos os carros movidos a combustível fóssil. A Bloomberg noticiou no fim de semana que Xin Guobin, vice-ministro da Tecnologia da Indústria e da Informação, está finalizando um cronograma para encerrar a produção e a venda de carros a gás enquanto aumenta os incentivos para carros híbridos e elétricos, embora não tenha anunciado nenhum prazo exato. A China tem há muito tempo incentivado carros elétricos(chamados de “Novos Veículos Energéticos” no país), introduzindo incentivos fiscais a novos compradores e planejando 100 mil novas estações de carregamento só em 2017.
A China é a maior exportadora de carros no mundo. Existem 160 milhões de carros nas estradas chinesas, e os 28 milhões de carros novos vendidos no país em 2016 representaram quase um terço de todas as vendas de carro no mundo inteiro. Não há indicação exata de quando a proibição vai começar a valer, mas proibições de combustível fóssil parecidas na França e no Reino Unidodeterminaram um prazo de até 2040. A Xinhua, agência de notícias que relatou o anúncio de Guobin, teve como fontes especialistas que também estimaram 2040, cautelosos com os impactos econômicos que reverberariam de uma transição muito apressada. Em abril, o governo disse que esperava que até 2035 um quinto de todos os veículos vendidos fosse elétrico, estimulando um crescimento enorme entre fabricantes de carros nacionais. Sem dúvidas, o novo foco da China vai estabelecer o teor de toda a conversa global em torno de veículos elétricos por vários anos.
Ainda assim, é importante lembrar que carros elétricos não são completamente livres de emissão de carbono. Primeiro, leve em consideração as estações de carregamento. Elas podem ser elétricas, mas se forem abastecidas a partir de uma rede a base de carvão ou combustível fóssil, seu impacto ambiental ainda é comparável ao de carros tradicionais. Além disso, o processo de manufatura está longe de ser um processo sem emissão de carbono, muito menos o transporte de veículos pelo país ou internacionalmente, para colocá-los à venda.
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