Para funcionar, o Moovit conta também com a colaboração de milhares de usuários. Por isso, o aplicativo número um em mobilidade urbana no mundo, promoverá nos dias 5 e 6 de agosto, no Rio de Janeiro, o segundo “Mapathon”. Ou seja: o encontro entre embaixadores brasileiros da plataforma. O evento deve reunir cerca de 20 Mooviters – como são chamados os voluntários que editam as informações do transporte no aplicativo – com o objetivo de mapear o transporte público de cidades do País ainda não disponíveis pelo app, como Aracaju (SE). O esforço da equipe irá beneficiar os mais de 570 mil habitantes da capital.
“O Moovit só chegou onde chegou devido à força da comunidade. De um lado, provemos tecnologia, inteligência de dados e informações de operadoras de transporte; de outro, eles contribuem com o mapeamento minucioso do transporte em cidades que, se não fosse essa colaboração, estariam sem cobertura”, afirma Pedro Palhares, country manager do Moovit no Brasil. “É muito gratificante poder reunir parte desses voluntários e trocar experiências”, reforça o executivo, que será o anfitrião do evento.
Representantes de várias partes do Brasil, os 21 embaixadores convocados para o encontro integram uma comunidade de mais de 170 mil editores do Moovit ao redor do mundo. São adeptos da mobilidade urbana, que ajudam a organizar, todos os dias, informações sobre linhas, horários e pontos de ônibus de diferentes cidades do globo. Atualmente, 65% dos dados da plataforma vêm de pessoas como eles.
Atualmente, o Moovit está presente em mais de 1.400 cidades ao redor do mundo. No Brasil, a ferramenta já beneficia usuários em mais de 130 cidades brasileiras, tornando o País um dos principais focos de atuação da empresa. Além de informações de horários e linhas de ônibus, o app também disponibiliza serviços de alertas relevantes que podem impactar a viagem de cada um, como a interdição de uma via ou a mudança de uma linha, por exemplo.
Confira nossa entrevista com o Yovav Meydad, VP de Produtos e Marketing do Moovit.