Quem vê Seul com suas ruas apinhadas de gente e arranha céus por todo lado pode ter dificuldade de imaginar como ela era há 50 anos. Destruída pela Guerra da Coreia, a capital sul-coreana foi alvo de um grande projeto de reconstrução. Em 1963, quando o país esteve sob o comando de Park Chung-hee (pai de Park Geun-hye, presidente envolvida em escândalo pelo envolvimento com uma líder mística), Seul anexou várias regiões a seu redor. Entre elas estava uma grande área ao sul do Rio Han, Gangnam.
O bairro cresceu rapidamente. De área rural na década de 1960, tornou-se o destino preferido da elite sul-coreana já nos anos 80. Rapidamente, tudo o que girava em torno do bairro era transformado em sinônimo de sofisticação, luxo ou ostentação, um conceito que ganhou o apelido de “estilo de Gangnam”. Uma expressão que virou nome da música mais conhecida do pop coreano.
VEJA MAIS: Todos os textos de nossa newsletter
Em “Gangnam Style”, o cantor Psy apresenta de forma caricata o universo de futilidade em torno da vida no bairro mais sofisticado de Seul. Da vida despreocupada de quem só pensa em sair com garotas (e em julgá-las pela aparência e comportamento na cama) até os ambientes que frequenta. Mas não dá para dizer que se trata de uma crítica. O próprio Psy foi criado em Gangnam, filho de um executivo de uma empresa de tecnologia com uma dona de restaurantes na região, e seu trabalho sempre preferiu letras irreverentes, danças malucas e um visual extravagante do que a denúncia social. Inclusive, o ícone do K-pop admitiu que seu maior sucesso é uma brincadeira com pessoas que não são de Gangnam que tentam se fazer de moradores do bairro para impressionar os outros.
De qualquer modo, o estilo exótico de Psy e do clipe fizeram Gangnam Style se transformar em um sucesso mundial no YouTube. E o estilo de vida do bairro mais rico de Seul passou a ser conhecido pelo resto do mundo.
Veja (ou reveja, pois todo mundo parece já ter visto) o clipe de Gangnam Style. Aqui tem a letra com tradução.
Nossa newsletter traz toda semana a história de alguma música que retrate uma cidade, um bairro, uma rua. Se você tem alguma sugestão para a sua cidade ou para algum lugar que você conhece (em qualquer parte do mundo), envie para redacao@outracidade.com.br e teremos o maior prazer de publicá-la. Os textos serão publicados originalmente na newsletter, toda quinta, e reproduzido no Outra Cidade no final de semana. Para assinar a newsletter, clique aqui.