Estacionar ou parar o carro em cima de ciclovias ou ciclofaixas é ilegal pelas leis de Nova York. No entanto, a prática é comum entre motoristas, o que motiva reclamações constantes de ciclistas. Há pedidos de aumento da fiscalização ou da adoção de radares para identificar os veículos infratores. Essas medidas ainda não acontecem, mas a prefeitura já ofereceu uma nova ferramenta para denunciar os casos.
A seção do 311 (referência ao número de telefone para serviços municipais nos EUA e no Canadá) no site da Cidade de Nova York já permite a denúncia específica de bloqueio de ciclofaixas. A ferramenta também está disponível no aplicativo do 311 de Nova York. Os cidadãos podem indicar qualquer infração e o local, além de apontar se ela é recorrente.
Até o final de outubro, casos de veículos estacionados em ciclovias tinham de ser apontados como denúncias de estacionamento ilegal, sem especificar o caso. A principal vantagem de separar os dois tipos de infração é permitir uma ação mais específica, além de melhorar o levantamento de dados sobre o respeito às vias destinadas a bicicletas.
A novidade veio em boa hora para os ciclistas, que começavam a desconfiar do comprometimento do prefeito Bill de Blasio em relação ao tema. Em setembro deste ano, após uma manifestação de ciclistas por mais segurança no trânsito, ele não pareceu tão determinado a fiscalizar veículos que param em ciclovias e ciclofaixas. “Há pessoas que param em uma ciclofaixa só para deixar alguém desembarcar para um compromisso ou algo assim, ou apenas para deixar os filhos em casa ou algo rápido. É diferente de alguém que estaciona em fila dupla e deixa o carro ali”, comentou em um programa de rádio.
Depois dessa declaração, uma novidade, ainda que pequena, já é vista como um sinal positivo.