Joelson do Nascimento tinha grandes dificuldades para aprender a matéria nas aulas de ciências. Na busca por um método de fixar o conteúdo, ele acabou usando a linguagem que melhor entendia: a música. Ele começou a fazer um hip hop chamado de “concreto e anatômico” e teve a nota máxima na prova. Não parou mais, e o rap se tornou parte de sua educação.
OUÇA TAMBÉM: Todas as edições do Próxima Parada
O que era uma ferramenta individual de aprendizado se transformou em trabalho social em 2002, com a criação do Matéria Rima. O objetivo do projeto é utilizar o hip hop para ajudar crianças a superarem dificuldades pedagógicas. Joul Matéria Rima, como é chamado, trabalha com 960 jovens em escolas de Diadema, município da Grande São Paulo.
Ele foi o personagem da terceira edição do Próxima Parada, o podcast do Outra Cidade em parceria com a Central 3 e a Agência Mural. Ouça a conversa dele no player abaixo ou assine o feed. Para conhecer o Matéria Rima, clique aqui.
O Próxima Parada é um espaço para contar as histórias de quem vive a e na periferia da maior metrópole do Brasil, mostrando que tem muita periferia no centro, e muito centro na periferia. Podcast quinzenal criado da parceria do Outra Cidade com a Agência Mural e a Central 3. Apresentação de Leandro Beguoci, Paulo Talarico e produção de Leandro Iamin. Ainda não está disponível em aplicativos para iPhone e Android, mas já estamos trabalhando para isso.