A Prefeitura de São Paulo se uniu novamente com o setor privado. Agora, para receber dados de aplicativos de transporte visando orientar ações de fiscalização e de segurança viária. Em teoria, estes dados coletados de forma anônimas dos usuários vão indicar pontos de grande públicos, o que ajudaria na colocação de uma blitz da lei seca, por exemplo.
O primeiro aplicativo a divulgar a parceria foi o 99. Nesta terça-feira, 5, anunciou que irá compartilhar suas viagens com a Vital Strategies, organização que atua para a redução de acidentes de trânsito. A própria Vital Strategies vai ser a responsável por repassar as informações para a gestão João Doria (PSDB) – que desde janeiro atua em conjunto com a Polícia Militar nas ações Cidade Segura, de controle do consumo de álcool ao volante.
Justamente pelos aplicativos terem dados sobre locais de origem e destino de cada viagem, horários e tempo de duração dos trajetos, eles podem indicar tendências ainda não captadas pelas autoridades.
Head de Políticas Públicas da 99, Ana Guerrini explicou como, a partir das informações do app da empresa, é possível identificar locais da cidade em que a vida noturna está em crescimento, como o Baixo Pinheiros – área entre a Marginal do Pinheiros e o Largo da Batata, na zona oeste – e Santa Cecília, no centro, embora as ações de fiscalização do trânsito busquem áreas da Vila Madalena (zona oeste) e da Rua Augusta.
Fonte: Estadão