O que é? Semáforos podem fazer mais que abrir e fechar: eles podem ser usados não apenas para organizar, mas também melhorar a circulação nas vias. Curitiba possui dois tipos de semáforos que funcionam conforme as características do fluxo que a rua recebe: um prolonga a permanência do sinal verde para pedestres com mobilidade reduzida e outro reconhecendo a aproximação dos ônibus que circulam nas canaletas para diminuir o tempo que eles permanecem parados. Aqui você fica sabendo como funciona essa tecnologia e como ela está tornando mais tranquilos os trajetos dos usuários do transporte público, dos idosos e dos deficientes físicos.
Ligeirão passa reto
Desde 2011 Curitiba vêm testando sensores nas canaletas exclusivas para ônibus que detectam quando o veículo está se aproximando e aumentam o tempo do sinal verde ou reduzem a permanência no sinal vermelho para diminuir o tempo de viagem. Inicialmente essa tecnologia foi instalada nos cruzamentos por onde passam as linhas Boqueirão e Pinheirinho-Carlos Gomes, por onde circulam os maiores ônibus biarticulados do mundo, os ligeirões azuis, de 28 metros de comprimento.
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Nessas linhas os semáforos chegam a prolongar o sinal verde ou reduzir a retenção do vermelho por até 50% do tempo padrão durante os horários de pico. Esses sensores começaram a ser usados para que os veículos consigam cumprir os tempos estabelecidos para duração da viagem. Como na canaleta circulam ônibus nos dois sentidos, pela manhã os semáforos ficam mais tempo abertos no sentido centro, e no fim da tarde na direção oposta. Para se ter uma ideia de quanto a viagem é agilizada, o Ligeirão Boqueirão sentido centro, em média, passa direto por 27 dos 33 semáforos durante as primeiras horas da manhã.
Atualmente o número de semáforos inteligentes foi expandido e quase 600 mil passageiros que diariamente utilizam as oito linhas de biarticulados são beneficiados pela prioridade que os ônibus têm nos semáforos. A avenida República Argentina e também os eixos Boqueirão e Linha Verde possuem sensores do sistema que dá prioridade aos ônibus nos cruzamentos. Os sensores instalados no solo reconhecem o veículo e se comunicam com o semáforo. As mudanças de sinal vermelho para verde demora no mínimo 12 segundos a partir do momento no qual a aproximação do ônibus é detectada para evitar o interrompimento brusco do fluxo nas transversais.
Semáforo para pedestres preferenciais
O tempo que o semáforo para pedestres fica aberto nem sempre é suficiente para chegar ao outro lado da via, não para todo mundo. Pensando nas dificuldades de mobilidade enfrentadas por deficientes e idosos, que prolongam o tempo de abertura do sinal verde para que essas pessoas consigam atravessar a rua começaram a ser testados em Curitiba no ano passado. O equipamento possui um leitor de cartões do sistema de transporte público que, uma vez acionado, aumenta de 10 a 30% o período para a travessia.
Isso significa que o semáforo reconhece que o ritmo de deficientes e idosos é menor que o das outras pessoas. Um semáforo padrão da capital paranaense tem seu tempo calculado considerando que a velocidade média do pedestre é de 1 metro por segundo. Quando o cartão é reconhecido, esse cálculo passa a ter como base a velocidade de 0,8 metros por segundo.
Esse cálculo foi feito com base em uma pesquisa feita pela prefeitura em 2013 com 400 pedestres idosos em vários cruzamentos do centro da cidade para medir a velocidade e tempos médios de travessia. A instalação dos equipamentos foi pensada para tentar reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo idosos. Estão habilitados a usar o equipamento 176.133 portadores do cartão de idoso da Urbs e 13.397 portadores do cartão de pessoa com deficiência.
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O sistema, desenvolvido pela empresa Dataprom, foi testado inicialmente em um semáforo do bairro Alto da Glória em 2014 . Depois de aprovado, teve início o processo de concorrência para instalar o serviço. O primeiro cruzamento a receber o equipamento foi o da Praça Ouvidor Pardinho, no Centro. Atualmente, 25 cruzamentos possuem semáforos que identificam quando idosos e deficientes solicitam que o tempo de abertura do sinal verde para pedestres seja aumentado e o plano que a tecnologia seja instalada em mais seis travessias até o fim de outubro. Os locais escolhidos foram aqueles que apresentam maiores riscos como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.
Cada um no seu tempo
Melhorar o trajeto dando preferência a quem anda mais devagar ou economizando o tempo que os ônibus precisam ficar parados no sinal são pequenas melhorias que podem ser expandidas para fazer com que o fluxo se adapte aos usuários da via. Sistemas que reconhecem quem está na via naquele determinado momento ou a intensidade do tráfego para adaptar os tempos de abertura e fechamento podem coordenar o tráfego melhor, funcionando mais de acordo com a necessidade de quem precisa chegar mais rápido no destino final, ou só chegar em segurança do outro lado da rua.