Se você está cansado de ver manchetes sobre o Uber, saiba que elas não vão sumir tão cedo. A empresa está trabalhando fervorosamente para reverter a imagem ruim agora que seu fundador, Travis Kalanick, está com um pé para fora da companhia. Portanto, você verá vários novos capítulos nos próximos meses.
O Uber recentemente anunciou a sua campanha “180 Dias de Mudança” — basicamente, um pedido de desculpas aos motoristas e empregados que lidaram com o ambiente de trabalho tóxico, o destrato e a negligência em torno de alegações de assédio sexual e de outros escândalos no último ano.
A empresa de corridas está tentando impressionar os motoristas, oferecendo-lhes, inicialmente nos Estados Unidos, mais benefícios, incluindo uma linha de suporte 24h, todos os dias, e uma nova “taxa de entrega” para passageiros que esquecem suas coisas nos carros.
“Estamos criando um comprometimento com vocês”, declara o Uber em seu site. “Pelos próximos 180 dias (e além), vamos fazer mudanças significativas em sua experiência de dirigir. Algumas serão grandes, outras, pequenas — todas elas serão mudanças que vocês pediram.”
A tal taxa de entrega exige que os passageiros paguem US$ 15 (R$ 46,90 na cotação atual) se quiserem recuperar seus itens perdidos. É apenas justo que os motoristas recebam por devolver objetos esquecidos, já que às vezes eles estão a quilômetros de distância de onde seus passageiros vivem. Não é só um desperdício de combustível, mas também de tempo.
Quanto à linha de suporte, o Uber disse em uma publicação de blog que vai ajudar os motoristas em casos de uma “rápida pergunta ou um incidente a relatar”. Outros benefícios que o Uber prometeu aos motoristas incluem correções de tarifa dentro do aplicativo, proteções de avaliação para quando eles recebem uma classificação de forma injusta e revisões de documentos mais rápidas para que seus “rendimentos não sejam interrompidos”. O Uber também vai lançar a possibilidade de se receber gorjetas — anos depois de os motoristas reclamarem pela primeira vezsobre a falta dessa função.
Embora todas essas novas vantagens pareçam legais, o Uber ainda tem muita coisa ruim pela qual compensar. Mas a empresa parece ter percebido que, para consertar as coisas, será preciso mais do que simplesmente trocar de CEO.
Matéria original no Gizmodo Brasil.