O que é? Tem cada vez mais gente querendo diminuir sua carrodependência e tentar novas maneiras de se deslocar pela cidade. A porcentagem de motoristas que usam o carro todos os dias na cidade de São Paulo caiu de 56%, em 2014, para 45%, em 2015, segundo pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo e pela FecomércioSP. Com o objetivo de ajudar esses novos pedestres, ciclistas e usuários de transporte público a escolher qual meio de transporte usar e quais rotas pegar, o app São Paulo Sem Carro será lançado nesta quarta, dia 28, no Instituto de Engenharia. O Outra Cidade apoia a iniciativa e estará no evento como parceiro de mídia do app.

Não use o carro, use o celular

Depois de ficar preso em congestionamentos paulistanos, o jornalista Leão Serva decidiu que era hora de começar a deixar o carro em casa em 2012. Para compartilhar experiências de quem vive em São Paulo sem depender do automóvel para chegar aos lugares, ele assinou a co-autoria do livro SP Sem Carro, atualmente em sua terceira edição. Para facilitar a vida de quem anda a pé, de transporte público, táxi e bicicleta, agora ele está envolvido no lançamento do aplicativo que oferece as melhores opções para que o usuário decida qual meio de transporte usar.

LEIA TAMBÉM: Teste mostra: tempo dos semáforos ignora necessidades dos pedesetres

A ideia do aplicativo foi um desdobramento da ideia do livro, que foi tomando forma na Santa Clara Ideias a partir de conversas com colaboradores do projeto e da necessidade de serviços, como dicas, rotas e tempo de chegada, para quem quer deixar o carro em casa. A produtora Mustaxe é responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, que une alternativas de transporte para que o usuário possa comparar gastos e  o tempo de deslocamento de cada opção de modal e as possibilidades de integração entre diferentes meios de locomoção.

Aplicativo São Paulo Sem Carro (Divulgação)

A primeira versão do aplicativo será lançada para celulares iOS nesta quarta e a previsão é que ela esteja disponível para Android daqui a três semanas. A ferramenta possui caráter colaborativo e pretende incorporar sugestões dos usuários para oferecer rotas mais confiáveis com base na experiência de quem já fez o mesmo caminho. Inicialmente essa troca entre os usuários deve ocorrer dentro da comunidade Como viver em São Paulo sem carro nas redes sociais, que conta com quase 120 mil pessoas no Facebook.

O SP Sem Carro se baseia na ideia de comunidade e está integrado com as nossas redes. Mantemos essa conversa porque a troca de experiências é fundamental. Quando as pessoas veem depoimentos de alguém que deixou de usar o carro e vive bem, elas se sentem mais seguras para fazer o mesmo.

Leão Serva

Aqui no Outra Cidade já mostramos maneiras de pedestres ajudarem pedestres, ciclistas ajudarem ciclistas, de quem tem carro compartilhar o veículo com motoristas ocasionais e também acreditamos muito que se todo mundo dividir seus lifehacks urbanos, a cidade flui melhor. Encontrar facilmente as alternativas disponíveis de transporte e informações sobre vantagens e desvantagens de cada modal disponível agiliza a escolha de quem já usa os meios ativos e públicos de transporte. A gente espera que essas pessoas possam ajudar quem está começando a trocar o carro por meios mais sustentáveis de locomoção a ter mais um motivo de experimentar outras formas de circular por aí. Se as duas coisas funcionarem juntas numa mesma ferramenta, melhor ainda.

CURTA A PÁGINA DO OUTRA CIDADE NO FACEBOOK

Lançamento do aplicativo SP Sem Carro:

  • Instituto de Engenharia de São Paulo – Av. Dante Pazzanese, nº 120
  • Dia 28/10
  • A partir das 9h30
  • Envie um email para divtec@ie.org.br e confirme sua presença