O que é? O BikeIT! surgiu para que os ciclistas não tivessem mais que lidar com a incerteza sobre a estrutura disponível para recebê-los em restaurantes, supermercados, shoppings, lojas etc. O Coletivo CRU, que cria iniciativas lúdicas envolvendo ciclismo em São Paulo, tomou a iniciativa de fazer mapa com avaliações dos estabelecimentos comerciais, que são classificados segundo os critérios estrutura e gentileza na hora de receber quem pedala.
Como saber se sua bicicleta é bem-vinda
Começou em uma conversa entre amigos ciclistas do Coletivo CRU em 2011. Eles acharam que faltava uma página de referência para quem se locomove (e vai às compras) de bicicleta. Desse bate-papo surgiu a ideia do BikeIT!. O projeto passou um tempo sendo apenas uma ideia por causa da dificuldade em encontrar programadores que viabilizassem a ideia de fazer um mapa colaborativo que avaliasse se os pontos comerciais eram ou não amigáveis para ciclistas. Uma vez encontrado o modelo de site pré-fabricado que serviria a esse propósito, eles trataram de lançar a primeira versão da ferramenta em 2012.
Desde então, somadas as avaliações recebidas em São Paulo, onde o projeto nasceu, e de outras 14 cidades onde ele foi replicado com a ajuda do Hacklab, são quase 700 estabelecimentos comerciais avaliados. Além de classificar a estrutura, o site também considera a gentileza do comerciante, que pode até substituir um paraciclo ou bicicletário. O oitavo artigo da lei municipal lei municipal 14.266/2007 obriga alguns estabelecimentos e prédios públicos a oferecer estacionamento seguro e adequado para bicicletas, mas oferecer um lugar seguro para estacionar a bicicleta (como um depósito, por exemplo) ou permitir que modelos dobráveis entrem no local pode fazer toda a diferença para quem chegou até ali pedalando. No Bikeit! há vários casos onde a falta de infraestrutura foi compensada por anfitriões prestativos e atenciosos, resultando em uma avaliação positiva.
Até agora todas as avaliações disponíveis no BikeIT! foram feitas por email e publicadas no mapa pelos moderadores de cada cidade, mas esse processo será automatizado na nova versão da plataforma. Para fazer a migração da versão antiga para a atualizada, os moderadores de São Paulo entraram em contato com os grupos responsáveis pela página de cada cidade e nove já confirmaram sua disposição em continuar cuidando das avaliações. Em algumas cidades, como Curitiba, o moderador se mudou e a página ficou sem administradores.
Não avaliamos só a estrutura, avaliamos possibilidades. Às vezes não tem estrutura, mas tem gentileza para deixar o ciclista guardar a bicicleta em um lugar seguro. Tem lugar que tem estrutura, mas ela é inadequada. Como no caso do shopping que fez um bicicletário e a estrutura para colocar a bicicleta ficava tão perto da parede que nenhum modelo cabia ali.
Luiza Peixe
Na nova versão também será calculada uma média de todas as avaliações que o estabelecimento recebeu (atualmente não é possível mais de uma pessoa avaliar o mesmo estabelecimento, essas avaliações entram como comentário) e os usuários poderão classificar uns aos outros, além de conversar entre si. Outra atualização prevista é a migração da base cartográfica do Google Maps para o Open Street Maps, com licença aberta. A versão 1.0 ainda não tem previsão de lançamento, pois depende da eficiência dos scripts de migração que estão sendo desenvolvidos.
A atualização está sendo financiada com o prêmio recebido pelo BikeIT! em 2012, no Festival de Ideias. A ferramenta também recebeu o Prêmio Mobilidade Minuto na categoria Tecnologia e Comunicação em 2014 e concorre atualmente ao prêmio Sinal Livre. Entre os planos do grupo está o reconhecimento dos estabelecimentos com maior número de boas avaliações com o selo BikeIT!.
Os comerciantes que são reprovados podem ser aprovados no futuro e alguns foram notificados sobre as avaliações ruins que receberam. O Conjunto Nacional, por exemplo, tinha bicicletário e retirou a estrutura para liberar espaço para estacionamento de carros. Menos de um mês depois da reinstalação do bicicletário o local voltou a ser bem avaliado.
Na nova versão do BikeIT! o usuário poderá escolher se notifica ou não o estabelecimento sobre a avaliação negativa. Um manual de como receber ciclistas e quais as estruturas recomendadas também foi disponibilizada pelo BikeIT!. Luiza conta que uma das boas surpresas foi que os comerciantes, em geral, têm a intenção de melhorar o acolhimento aos ciclistas.