Áreas pouco adensadas muitas vezes são desafiadoras para o transporte público. Uma rede que atenda a todos se torna custosa, pois as pessoas estão espalhadas por grandes áreas e a quantidade de passageiros para cada linha – seja ela de ônibus ou trem/metrô – dificilmente paga a operação. É o caso do Condado de Pinellas, parte da região metropolitana de Tampa, Flórida, sobretudo nos horários pouco convencionais. Por isso, as autoridades resolveram usar as opções que estava à mão e vão subsidiar corridas de Uber para complementar o transporte coletivo.

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O objetivo é atender a pessoas que precisam ir ou voltar do trabalho fora da hora de maior movimento, justamente quando a operação de ônibus é reduzida. Assim, o programa agora atenderá residentes de baixa renda para os quais uma corrida até o ônibus não é o suficiente para atender suas necessidades de locomoção.

Os beneficiários receberão uma cota de 23 viagens gratuitas por mês, incluindo uma no período diurno, e poderão ir de qualquer local para qualquer destino entre 21h e 6h. As corridas serão custeadas por um fundo estatal. Como parte das pessoas que usarão esse serviço não têm um smartphone, será possível chamar um Uber fazendo uma ligação de qualquer telefone.

Esse novo programa é voltado para a massa de trabalhadores do setor de serviços. Os ônibus locais servem para aqueles que trabalham na jornada convencional, das 9h às 17h e a maior parte das linhas cessa às 22h. Quem mais sofre com isso são funcionários de restaurantes e hotéis, um grupo economicamente importante para uma região que recebe muitos turistas como Tampa e São Petersburgo.

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Parece que é um primeiro passo para fazer do transporte individual sob demanda, mesmo o operado por grandes empresas que também atuam em outras cidades, algo mais acessível para preencher uma brecha do transporte coletivo.