Um serviço gratuito já auxiliou no cancelamento de 160 mil multas de estacionamento no Reino Unido e nos Estados Unidos. O DoNotPay é um site que guia os usuários pelos trâmites legais e atualmente pode ser usado para dois tipos de ações: apelação de multas em Nova York e Londres e compensação por atrasos de voos.
A ferramenta prova que chatbots podem realmente ser úteis em missões ingratas como apelar uma multa por estacionamento indevido. O usuário faz o login, digita sua dúvida legal e o robô define se a apelação se aplica por meio de algumas perguntas simples como se há sinalização de estacionamento próxima ao local. Desde o seu lançamento, o aplicativo foi usado em 250 mil casos com uma taxa de 64% de sucesso em apelações chegando auxiliar no cancelamento de US$ 4 milhões em multas.
LEIA TAMBÉM: Como aproveitar estacionamentos ociosos (e ganhar um dinheiro)
O curioso é como a ferramenta surgiu. Nos primeiros meses após atingir a idade mínima para dirigir no Reino Unido, 18 anos, Joshua Browder chegou a ser multado cerca de 30 vezes por estacionar em locais proibidos. Algumas delas ele admite que foram corretamente aplicadas e ele pagou por isso, mas decidiu criar o aplicativo para recorrer daquelas que não considerava justas. O inglês, hoje com 19 anos, contesta a validade de muitas das multas, argumentando que elas se transformaram em fonte de arrecadação do poder público.
A previsão é que Seattle seja a próxima cidade onde o aplicativo poderá ser usado. Browder também pretende ampliar as aplicações desenvolvendo bots que ajudem portadores de HIV a entender quais são os seus direitos e auxiliar refugiados que precisam se familiarizar com legislações estrangeiras.