O Moovit lançou, em sua última atualização, uma função que promete estimular a ferramenta de caronas para usuários de São Paulo. Trata-se da opção “auto-reserva”, que permite ao passageiro segmentar sua busca dentro da modalidade de carona, de acordo com o seu horário, local, tempo de caminhada e custo.
O procedimento é simples: ao clicar em “Buscador de Caronas” na tela inicial do app, o usuário deverá informar o destino, o horário de partida desejado, o quanto está disposto a caminhar até o local de embarque e do local de desembarque até o destino final, e a ferramenta fará o resto. “Esse novo recurso agiliza bastante a vida do passageiro que planeja o percurso da volta do trabalho e gostaria de pegar uma carona sem precisar comparar essa opção com os outros modais”, explica Antonio Piccinini, gerente do Moovit Carpool.
Após o pedido de reserva, o sistema localizará todos os condutores disponíveis e com rotas em comum. Assim que o primeiro motorista aprovar a solicitação, a viagem será reservada e o usuário será notificado. Além disso, se a ferramenta não encontrar uma carona na especificação solicitada, o usuário receberá uma notificação com sugestões de outras opções, com horários e modais distintos.
Essa atualização complementa um recurso que já estava disponível no app desde o lançamento: é a busca pelo planejador de viagens, que mostra as caronas integradas aos outros meios de transporte, por exemplo pegar uma carona até um terminal de ônibus ou metrô. Essa opção acaba sendo bastante útil para o usuário comparar o tempo de deslocamento entre cada modal (ex: o trajeto vai levar 15 minutos para ir de carona, 32 minutos para ir de metrô e 40 minutos para ir de ônibus) e ainda permite a seleção de um determinado motorista individualmente. Para navegar dessa forma, basta abrir o app e digitar o destino na caixa de busca que as opções irão aparecer.
Lançado no Brasil em junho deste ano, o Moovit Carpool está disponível, por enquanto, apenas na cidade de São Paulo.