É fácil encontrar problemas nos diversos sistemas de transporte público no Brasil. No entanto, nem sempre é fácil quantificar a (falta de) qualidade do serviço prestado, sobretudo para comparar e apontar os pontos mais problemáticos. Por isso, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) desenvolveu um aplicativo para a população avaliar os diversos modais de sua cidade.

O MoveCidade permite aos usuários darem notas para diversos itens, como pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação de linhas e estações para sistema de ônibus, metrô, trem, ciclovias e até compartilhamento de bicicletas. Com esses dados, o Idec teria informações mais precisas sobre o funcionamento do transporte público, podendo fazer demandas específicas às empresas ou aos órgãos responsáveis.

Por enquanto, o aplicativo só está disponível para Android. A versão para iOS está prevista para 2017. No lançamento, nesta semana, o MoveCidade avalia apenas a mobilidade da cidade de São Paulo. O Idec promete para o final de novembro a extensão para Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Outras capitais brasileiras seriam atendidas no primeiro semestre do próximo ano.

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