Se você mora em São Paulo, nós temos uma boa dica de evento para quem se simpatiza com o tema “periferias urbanas”. Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Tide Setubal promoverá o debate relacionado ao assunto. Dessa vez, o tópico do seminário será ‘Periferias urbanas: territórios de desafios e possibilidades no enfrentamento das desigualdades’  e contará com a presença de especialistas na área para abordar questões como as desigualdades socioespaciais, o potencial destes territórios e os desafios para a criação e implementação de políticas públicas. O encontro ocorrerá no dia 26 de junho, das 13h30 às 17h30, na Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entre os convidados do evento estão: Neca Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal; Tony Marlon, jornalista e criador do Historiorama; Mauricio Érnica, professor da Faculdade de Educação da Unicamp; Eliana Souza e Silva, diretora da Redes da Maré e do Instituto Maria e João Aleixo; Marco Aurelio Ruediger, diretor do Departamento de Análises de Políticas Públicas da FGV e Sergio Leitão, fundador e diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas.

Confira a programação completa e inscreva-se:

A primeira mesa abordará a imagem das periferias, os desafios destes territórios no cenário das desigualdades socioespaciais e as proposições de transformações sob duas óticas: a da experiência institucional de Neca Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal, e a vivência de Tony Marlon, jovem da periferia, criador da Escola de Notícias e idealizador do Historiorama. Já a segunda mesa trará Eliana Souza e Silva, diretora da Redes da Maré e do Instituto Maria e João Aleixo, do Rio de Janeiro, e Marco Aurelio Ruediger, diretor da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV para debater sobre como os dados mostram as periferias atualmente e de que forma essas informações são usadas na formulação de políticas públicas. Além disso, a Fundação Tide Setubal e o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV EAESP lançarão no dia uma edição especial da Revista Página 22, publicação dedicada aos desafios e às possibilidades no enfrentamento das desigualdades socioespaciais.

Para Mario Monzoni, coordenador-geral do GVces, debates como este sensibiliza para avançar na discussão do desenvolvimento local a partir da visão dos territórios. “É possível trazer um novo olhar para as cidades, valorizando as periferias como celeiro de inovação a partir de sua imensa criatividade, forte relacionamento comunitário, enorme expressividade cultural e potencialidades, as mais heterogêneas possíveis. Motivo suficiente para figurar no topo das prioridades de políticas públicas”.

Informações:

Data: 26 de junho, das 13h30 às 17h30;

Local: FGV EAESP, Av. Nove de Julho, 2029, térreo (Auditório Nove de Julho);

Inscrições: pela internet, com vagas limitadas.