O que é?  INFRA é um videogame em primeira pessoa que se passa em uma cidade onde tudo está desmoronando. O jogador deve documentar vulnerabilidades que representem riscos à segurança, como rachaduras nas paredes e vazamentos, e ficar atento para não ser vítima da decadência da infraestrutura local.

Registrar, investigar e correr

Stalburg é um lugar frágil e tudo nela parece estar entrando em colapso. A cidade tem um papel importante no jogo, abrigando o enigma a ser resolvido e o perigo a ser enfrentado. O ambiente báltico em ruínas conta com castelos medievais e outros locais históricos para visitação, além da estética que celebra o seu passado industrial.

No papel de Mark, um engenheiro munido de uma câmera e uma lanterna para inspecionar as estruturas decadentes, o jogador precisa cumprir a tarefa de juntar as peças e investigar um universo complexo. Resolver problemas mecânicos e elétricos não apenas leva à próxima fase, mas também tem impacto na dinâmica interna do ambiente, pois os sistemas são integrados como nos espaços urbanos reais.

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A violência tipicamente presente nos jogos em primeira pessoa fica de fora em “INFRA”. A aflição de ter que tomar decisões importantes enquanto enfrenta os riscos iminentes faz parte do jogo, mas os criadores enfatizam que não se trata de um game de horror. A ação se passa em locais como estações de trem, centrais de tratamento de esgoto e túneis inundados. O jogador se movimenta usando metrô, carros, andando a pé ou em outros veículos para evitar desastres e sobreviver.

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Stalburg, que teve dias prósperos no seu passado de cidade mineradora, chegou ao atual estado de degradação devido aos esquemas de corrupção locais. Descobrir como esse sistema é organizado e denunciar os envolvidos, assim como buscar documentação técnica, também fazem parte das atribuições do jogador.

A Loiste Interactives começou a trabalhar no “INFRA” em 2011, e lançou uma campanha para buscar apoiadores no Indiegogo com o objetivo de complementar os fundos levantados em 2014 para não precisar adiar seu lançamento no mercado. Em dois meses de arrecadação, 203 doadores ofereceram suporte, mas eles só reuniram 11% do valor necessário para manter a equipe trabalhando em tempo integral e reunir uma comunidade em torno do jogo até que ele fosse finalizado e os rendimentos começassem a chegar. Logo, a conclusão do trabalho, que inicialmente estava prevista para outubro de 2015, teve que ser adiada.

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O game foi lançado há pouco mais de uma semana e recebeu avaliações “muito positivas” no Steam, onde pode ser comprado por R$ 27,99. O jogo foi o primeiro desenvolvido pela Loiste Interactives e seu fundador, Oskari Samiola, um finlandês de 23 anos, disse ao Citylab que o trabalho foi inspirado em um documentário sobre o colapso da infraestrutura norte-americana.