Percorrer uma cidade de bicicleta mistura transporte, passeio e exercício, além de uma interação maior com o ambiente. Mas, para quem está a fim só da parte do passeio (ou já quer imaginar como será algum que está nos planos para o futuro), já é possível dar uma passada em Paris pela manhã, por Amsterdã na hora do almoço e por Copenhague à noite. Essa é a proposta do Cyclodeo: o usuário escolhe um trajeto e pode passear de bicicleta sem precisar ter uma, nem sair de casa.

A plataforma reúne vídeos gravados por ciclistas durante as suas pedaladas em mais de 20 cidades. Aí é só escolher um dos trechos disponíveis e apertar o play para dar um passeio virtual. Ao lado das imagens, um ponto se move no mapa para mostrar exatamente que parte do percurso está sendo mostrada. Também é possível escolher qualquer ponto da rota como local de partida.

O Cyclodeo funciona mais ou menos como o Google Street View, mas usa vídeos obtidos via crowdsourcing sincronizados com um mapa interativo. Dependendo do roteiro, a trilha pode ser a dramática marcha fúnebre na capital da Lituânia, Vilnius, ou Animal Kingdom, do Animacule, em Copenhague.

Plataforma Cyclodeo (Reprodução)

Plataforma Cyclodeo (Reprodução)

A ferramenta serve tanto para quem deseja saber como é pedalar em lugares como Amsterdã, Tóquio ou Nova York, quanto para fazer um passeio virtual ou saciar algum tipo estranho de fetiche ciclístico. Se você quiser ver a sua cidade como as pessoas que pedalam por ela, o Cyclodeo está aceitando pedidos por meio desse formulário.

Pedaladas pela Golden Gate, em São Francisco e à margem do rio Han, em Seoul, estão entre os trajetos disponíveis atualmente. Os idealizadores estão trabalhando para liberar mais de mil novos quilômetros de vídeos com percursos de bicicleta.