Uma vaga de estacionamento na rua pode ser um lugar para brincar, para descansar, para parar várias bicicletas, encontrar amigos ou fazer uma leitura. A proposta do PARK(ing) Day é ocupar o lugar onde os carros param usando a criatividade e os materiais disponíveis em cada cidade.

A iniciativa nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2005, e hoje possui adeptos de vários cantos do planeta com instalações temporárias e permanentes. Toda terceira sexta-feira de setembro os carros dão lugar a uma celebração das ruas que vai além da sua função básica de receber o fluxo de veículos.

A ideia é vislumbrar um futuro onde menos pessoas se locomovem de automóvel e o espaço que antes era usado para a sua circulação e parada dá lugar a outros jeitos de aproveitar as vias. Dessa forma, mais áreas públicas podem ganhar usos públicos, em vez de servirem de abrigo para bens privados.

De Buenos Aires a Cingapura, selecionamos algumas vagas que receberam plantas, mobiliário, brinquedos e, principalmente, gente na edição 2016 do PARK(ing) Day. Há lugares nos quais as estruturas foram cuidadosamente planejadas para a celebração, mas também intervenções simples que mostram que não é preciso muito para praticar um outro jeito de se estar nas ruas.