Um dos temas que dominou a internet no ano passado foi o projeto de um ônibus elevado que ocupa várias faixas na China. A ideia prometia ser uma das alternativas do futuro para os grandes congestionamentos, e em todo lugar que você estivesse você via publicações sobre a invenção. Agora, o ônibus elevado parece ir de mal a pior, e uma investigação do governo chinês sobre uma possível arrecadação ilícita de dinheiro é o mais novo episódio a causar um baque no projeto.

Segundo o Quartz, a polícia de Beijing está investigando a possibilidade de que a empresa responsável pelo ônibus elevado tenha levantado dinheiro online de forma ilegal. O site diz que Bai Zhiming, CEO da TEB Technology Development, empresa que comprou a patente do ônibus elevado, estaria no grupo de 30 pessoas presas por envolvimento no suposto esquema.

Esse novo baque para o projeto vem dias depois de Zhiming dizer à imprensa chinesa que transferiria o projeto do ônibus elevado para outra cidade. Além disso, na semana passada o governo chinês anunciou que removeria a faixa de 300 metros em que o ônibus supostamente funcionaria no fim do mês.

Confira a reportagem completa no Gizmodo Brasil.