O número de solicitações de refúgio no Brasil aumentou em 2.000% desde 2010. No ano passado, mais de oito mil pessoas fizeram o pedido, a maioria delas provenientes da Síria, que enfrenta uma guerra civil há mais de cinco anos. Antes disso, a maior população refugiada vinha de Angola, que esteve em guerra até 2002.

Vinícius Feitosa, representante da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), conta que o Brasil muitas vezes não é a primeira escolha dessas pessoas, pois fica muito longe dos núcleos de conflito atuais. “Mas é uma opção porque tem uma política de emissão facilitada de vistos de turismo ‘humanizado’ para vítimas de conflito na síria, poucos países tem essa política”, conta.

FACEBOOK: Curta a página do Outra Cidade

Garantir o acesso à documentação é prioridade para a agência, uma vez que o documento muitas vezes não é reconhecido, o que resulta em dificuldades para um refugiado abrir uma conta no banco, por exemplo. A Acnur atua em parceria com organizações que trabalham com adaptação e acolhimento de refugiados, oferecendo aporte financeiro, e também age diretamente em casos complexos.

Vinicius Feitosa, da Acnur

Vinicius Feitosa, da Acnur

Desenvolver atividades lúdicas e culturais, assim como auxiliar grupos vulneráveis de refugiados também estão entre as atribuições da Acnur. As crianças, por exemplo, representam 50% do total de 20 milhões de refugiados pelo mundo, e são o foco da ação “meu olhar”. Realizada em parceria com a IKMA, a atividade reuniu crianças refugiadas em workshops de fotografia e storytelling para que elas contassem a própria história usando imagens e legendas. As fotos selecionadas pelos participantes farão parte de uma exposição e também de um relatório que será entregue ao governo.

“É uma preocupação nossa ver o refugiado como o principal especialista sobre tudo que diz respeito a ele”, diz Feitosa. Ele estará na edição de julho do PlusPlus!, evento que reúne mensalmente um grupo para a discussões temáticas e é organizado pelo Panda Criativo. O Outra Cidade é parceiro do de mídia do evento, que este mês abordará o tema “união”.

PlusPlus! SP de julho:

  • 29 de julho, das 8h30 às 10h
  • Edifício Corujas (Rua Natingui, 442, Vila Madalena)
  • Gratuito (café da manhã incluído), vagas limitadas
  • Inscrições em: http://goo.gl/kdvYwH

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER