Seul concentra a maior proporção de donos de smartphones no mundo. Dá para entender a relação dos aparelhos com os sul-coreanos, pois sua capital abriga as sedes da LG e da Samsung. A popularidade dos smartphones é tamanha que começou a afetar a atenção dos seuleses ao caminhar pela rua. Um problema que motivou a administração local a criar uma sinalização especial para alertar pedestres sobre o perigo de se distraírem com uma notificação ou algum outro recurso de seus telefones enquanto caminham.

Essa é um tanto medida descabida e exagerada, já que praticamente todas as pessoas que andam com um smartphone em mãos representa um perigo apenas para si mesma, sendo que o instinto de sobrevivência deve dar conta de boa parte do gerenciamento de ricos. Como comparação, continua sendo um perigo muito menor se comparado a um motorista no celular.

seoul1

Outras cidades tomaram medidas ainda mais extravagantes, como a alemã Augsburg ao criar uma sinalização semafórica no chão. A Universidade do Vale de Utah chegou ao extremo de criar uma faixa para quem não tira os olhos da tela e anda tateando o chão.

LEIA MAIS: Alemães criam semáforo no chão para quem anda na rua olhando celular

Como os distraídos provavelmente não levantarão a cabeça para ver a sinalização, as placas funcionam mais como uma campanha de segurança. As placas serão instaladas em Hongdae, na prefeitura, na Universidade Yonsei e nas estações Gangnam (sim, do bairro Gangnam, projetado mundialmente na música Gangnam Style) e Jamsil de metrô, onde há mais ocorrências envolvendo pedestres entre 10 e 30 anos – faixa etária da maioria dos usuários de smartphones.

Além de estampar uma pessoa carregando seu smartphone, as placas também trarão as frases “Aviso: tome cuidado enquanto for usar o celular caminhando” e “Caminhe em segurança”. Parece mesmo que a cidade que concentra grandes fabricantes está cumprindo tabela para depois dizer que avisou.