De tempos em tempos, surgem pessoas imaginando a criação de cidades do futuro. São áreas urbanas que revolucionariam o conceito de metrópole, incorporando novidades tecnológicas para criar sociedades com dinâmicas modernas e funcionais. Isso nunca deu muito certo, mas sempre há quem tente ser o responsável por, enfim, encontrar a fórmula.

VEJA TAMBÉM: Como vivem os indianos da cidade governada por indústrias privadas

A Sidewalk Labs, empresa ligada à Alphabet (dona do Google) que desenvolve produtos para resolver problemas urbanos, estaria por trás de um projeto de construir uma cidade do zero, pensando a partir da internet. Segundo o CEO da empresa, Dan Doctoroff, é mais simples fazer isso do que trabalhar com cidades já existentes, onde há “pessoas com interesses próprios, política, espaço físico”.

Lembra um pouco o plano de Walt Disney para construir o Protótipo de Comunidade Experimental do Futuro, conhecido pela sigla em inglês Epcot. Era para ser uma cidade do futuro, mas virou um parque temático na Flórida que apresenta culturas do mundo e tendências tecnológicas. Se você estiver viajando por lá, dá uma passada, é legal. Provavelmente mais do que seria uma cidade feita “com base na internet”.

Para entender melhor o projeto da Sidewalk Labs, veja essa matéria do Gizmodo.