As informações sobre o transporte público disponíveis para quem está na rua sem acesso à internet em São Paulo são praticamente inexistentes. Alguns poucos pontos possuem um cartaz informando quais linhas passam por ali, que muitas vezes estão ilegíveis. Algumas iniciativas já foram tomadas para tentar facilitar a vida de quem usa transporte público, como o Que Ônibus Passa Aqui?, do Shoot the Shit, que tentou corrigir esse problema em Porto Alegre.

Pensando em dar um novo uso a equipamentos subutilizados da cidade, a agência LDC acabou desenvolvendo uma forma de tornar mais acessíveis as informações sobre o serviço público de transporte. Agora qualquer pessoa que ligar de um orelhão paulistano para o número 0800 887-0878 ouvirá um informe sobre os horários e linhas de ônibus que circulam na área onde ela se encontra.

“O que nós fizemos foi conectar as pontas dos serviços já existiam: o serviço da SP Trans que monitora, só não era acessível para todo mundo, e os dados da Anatel sobre os orelhões”, conta Raphael Franzini, diretor de criação da agência. A ideia inicial era fazer uma campanha para o Red Bull Basement, um evento para produção, difusão e pesquisa que exploram formas colaborativas de experimentação com mídias digitais. O festival aconteceu no último sábado na Red Bull Station, um espaço de residência para projetos que repensem soluções para a vida urbana.

As ligações para o número são gratuitas e a ideia é que esse canal, mantido pelo cliente da agência, funcione dessa forma por um ano. Depois disso, o plano é avaliar o número de ligações recebidas e a possibilidade de levar o projeto à diante. Vale lembrar que 9% dos orelhões distribuídos pelo país possuem uma média de menos de duas chamadas por dia. “A gente não chegou a pensar nisso, mas teoricamente é totalmente escalável. No futuro, isso pode chegar a outras cidades, depende de elas possuírem o mesmo sistema que a SP Trans disponibiliza aqui em São Paulo”.

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