Paris vivendo o pior e mais prolongado ciclo invernal em relação a poluentes nos últimos dez anos. A camada de poluição chegou a um nível tão preocupante que, desde a última terça-feira, o transporte público da capital francesa não está cobrando passe e, nesse dia específico, apenas carros com placas de número par puderam circular. Na quarta, foi a vez dos carros com emplacamento ímpar.

Uma camada de material particulado respirável se instalou sobre Paris nos últimos dias e disparou um alerta de poluição. A situação crítica foi registrada pela agência de monitoramento Airparif, que publicou índices de mais de 80 microgramas de partículas de poluição (PM10) por metro cúbico de ar.

Apesar das medidas restritivas, muitos parisienses decidiram apenas ignorar o esquema de rodízio proposto. Aproximadamente 1.700 multas foram emitidas só na última terça-feira, sendo que os valores variam entre ‎€ 22 e 75.

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Apesar de o rodízio teoricamente reduzir pela metade o número de veículos circulando, os níveis de poluição pioraram na quarta-feira. Os carros elétricos, assim como os híbridos e aqueles carregando três ou mais pessoas tinham permissão para continuar a transitar. Os sistemas de compartilhamento de bicicletas Velib e o sistema de compartilhamento de carros Autolib também passaram a ser gratuitos essa semana. A combinação de restrição de carros e transporte público gratuito é a mesma que foi adotada em agosto desse ano, pelos mesmos motivos.

O transporte público local também falhou nessa semana, com atrasos significativos na linha que liga o centro aos aeroportos de Orly e Charles de Gaulle durante a terça-feira (6). Na quarta, a estação de trem Gare du Nord chegou a suspender os serviços depois de um apagão.

Medidas de longo prazo estão sendo estudadas pela administração pública local, como a proposta da prefeita Anne Hidalgo para banir carros fabricados antes de 1997 das ruas de Paris. A partir de 2020, os automóveis privados autorizados a circular serão apenas carros registrados depois de 2011 e motos registradas após julho de 2015. Na última semana, Paris se comprometeu em barrar carros a diesel  até 2025.